Decida se você deve ou não abrir seu PC para limpá-lo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Decida se você deve ou não abrir seu PC para limpá-lo

Mensagem por Romulo Fernandes em Qui 07 Jan 2010, 3:02 pm


Há riscos e benefícios no ato de se abrir o gabinete para remover a poeira que se acumula no interior do desktop.

Existe certa divergência entre especialistas sobre se um computador deve ser aberto por um usuário leigo para ser limpo internamente. Algumas polêmicas sobre o assunto devem ser ponderadas pelo próprio usuário.

Em primeiro lugar, dependendo do modelo de PC, perde-se a garantia fornecida pelo fabricante quando se abre o gabinete do computador. Verifique esse detalhe nos manuais ou certificado de garantia do seu equipamento.

O segundo ponto é o fato de que, como define o professor de engenharia elétrica da FEI Reinaldo Bianchi, "o computador não é seu armário" e, portanto, não tem necessidade de estar assim tão limpo.

Bianchi explica que o a poeira não afeta o funcionamento dos circuitos elétricos e demais componentes de um PC. "Pode haver quatro dedos de poeira dentro de uma máquina, e não vai ser por isso que ela vai quebrar", afirma o especialista.


Poeira: não há consenso nem entre os especialistas

No entanto, ele pontua uma exceção: o cooler ou ventoinha. O professor afirma que se trata do único componente do computador que pode ter sua eficiência prejudicada pela poeira e reduzir a troca de calor. O resultado é o aumento da temperatura internado equipamento.

No entanto, Guilherme Morais, dono da Hadron - empresa de redes e manutenção de computadores -, diz que "um cooler de qualidade não se danificará antes de 3 ou 4 anos, mesmo sujo", o que dispensaria a abertura do gabinete dentro desse prazo.

Todo cuidado é pouco
Outro ponto polêmico, de acordo com Bianchi, é o fato de usuários leigos poderem danificar involuntariamente seu próprio computador. Por exemplo: se houver alguns fios soltos e, durante limpeza, dois contatos de voltagens diferentes forem conectados acidentalmente, componentes da máquina podem ser queimados.

Em todo caso, se a opção do usuário for abrir sua máquina e fazer a limpeza, existem alguns cuidados imprescindíveis, recomendados pelo consultor doméstico de informática Luiz Henrique Quemel:

1. O cabo de força deve ser removido antes de abrir o gabinete;

2. Tocar em uma superfície metálica para descarregar nossa eletricidade estática antes de mexer nos componentes - o professor Reinaldo Bianchi complementa, dizendo que eletricidade estática em nosso corpo pode até queimar algum componente do computador – daí a importância de descarregá-la;

3. Fazer a limpeza com um mini-aspirador, comercializado para essa finalidade;

4. Se não encontrar um mini-aspirador, use um pincel comum para remover a poeira que se aloja no cooler do processador e das placas;

Bianchi sugere o uso de um ar comprimido no lugar de um aspirador, pois segundo ele é mais eficiente nos buracos mais remotos das placas e circuitos do PC. E, no caso de se optar por um pincel, que tenha cerdas bem macias.
A Dell, fabricante de computadores, alerta seus usuários para que não usem em hipótese alguma detergentes líquidos ou aerossol, pois esses produtos podem conter substâncias inflamáveis.

by Rômulo Fernandes!!

_________________

Forum Vírus Tech

avatar
Romulo Fernandes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/09/2009
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum